Se você está lendo esse artigo é porque provavelmente deseja vir morar na Espanha ou já está por aqui tentando começar sua vida em terras espanholas. O objetivo desse artigo é dar uma orientação básica de quais primeiros passos tomar em busca de sua legalização.
Logo que souber qual cidade deseja morar, você deve fazer o empadronamento (empadronamiento), onde é feito uma inscrição ou registro na Junta Municipal do Distrito onde você vive. Em outras palavras, serve para dizer ao governo que você tem um lugar para morar.
O empadronamento é muito importante pois lhe dá direito a serviços básicos na Espanha, como serviços locais, sistema de saúde pública, educação para seus filhos, etc. E independente de sua legalidade no país, você pode fazer o empadronamento.
É também legal procurar a assistente social de sua cidade. que irá formalizar sua situação, que não tem condições e precisa de ajuda. Não tenha vergonha, pois esse é um serviço que você tem direito.
Uma outra dica é fazer o cartão do ônibus ou metrô, pois você não terá carro, e andar táxi não estará em seus planos (a menos que tenha muito dinheiro). O legal do cartão é que você pagará mais barato nas passagens, e sabemos que toda economia é bem vinda nesse momento.
Procure ir e conhecer estabelecimentos de brasileiros, para fazer contatos e conhecer pessoas. Isso com certeza vai te ajudar muito, em vários sentidos, como por exemplo, conseguir um trabalho legal. E claro, você ouvirá sua língua, conhecerá pessoas da sua terra, e isso quebra o gelo de chegar no país sem conhecer nada nem ninguém e te fará sentir melhor, mais em casa.
E uma dica muito importante é não cair na tentação de achar tudo muito barato e começar a gastar o dinheiro que trouxe como segurança e que deve ter outras prioridades. Lembre-se que emergências e imprevistos acontecem. É fácil gastar o que não tem, principalmente quando se vem de um país com impostos exorbitantes e preços tão diferentes dos daqui. Mas segure a onda que a hora certa chegará.
Bom, essa foram algumas ideias rápidas mas super úteis para quem está vindo para a Espanha e quer dar todos os passos corretos para se legalizar.
Se gostou do artigo e lhe foi útil, deixa um comentário aí embaixo pois nos anima a continuar!
Saludos!
Adicionar comentário